sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Paralisada desde o dia 16 junho, a construção da Usina do Baixo Iguaçu


Paralisada desde o dia 16 junho, a construção da Usina do Baixo Iguaçu ainda não tem data para ser retomada. Tudo depende da votação de uma ação no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). A ação busca reverter a liminar da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que determinou a paralização das obras.


No início de outubro houve o julgamento dos embargos — uma consulta para entender o que o juiz disse na ação. Na oportunidade o pedido foi negado, entretanto foi dada a entrada em um novo recurso.
Conforme informações da assessoria de imprensa do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a ação movida, que tenta suspender a decisão de paralisação, ainda não foi julgada e não há previsão para que ocorra.


Conforme a prefeita de Capanema, Lindamir Maria de Lara Denardin, como houve a troca de presidente do STJ tudo está paralisado. Lindamir disse que o município tem mantido contato com a empresa responsável pela execução do projeto. “Eles nos dizem que no momento tem que aguardar a manifestação do STJ. Não tem perspectiva nenhuma de que as atividades sejam retomadas no fim do mês ou mês que vem”. De acordo com a prefeita, 35% do projeto já foi executado e, por isso, não se cogita uma longa paralisação da obra.


Lindamir falou que a situação é complicada. Ela explicou que pelo menos 1.500 de um total de 1.800 empregados já foram demitidos.    Junto com isso, ela soma a questão das parcerias para revitalização de estradas, creches, escolas e postos de saúde. “Está tudo parado”, resumiu ela.
Do total de pessoas que haviam sido contratadas,  300 apenas permanecem no canteiro para fazer a manutenção da estrutura e dos equipamentos.


Como é uma obra que consta no Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC). “O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinou a licença prévia.”, disse a Prefeita.
Fonte: diariodosudoeste.com.br

Manifestação contra paralisação na Usina do Baixo Iguaçu

Na manhã desta quarta-feira (17), em Capanema, manifestantes protestaram pela retomada das obras da Usina do Baixo Iguaçu.
O movimento é organizado por entidades e comerciantes afetados pela paralisação da construção.
Os moradores se concentraram na prefeitura e seguiram de ônibus até o canteiro de obras. Hoje, o Supremo Tribunal Federal julgará o recurso do Consórcio Geração Céu Azul que tenta reverter a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), que suspendeu em junho, a licença de instalação da usina hidrelétrica Baixo Iguaçu.
Além da decisão judicial, as chuvas do mês de junho, prejudicaram o canteiro de obras e por isso, muitos trabalhadores foram demitidos.
Fonte: Catve.tv

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Na Usina Baixo Iguaçu Odebrecht Infraestrutura renova parceria do Programa Acreditar

A Odebrecht Infraestrutura - Brasil e o Governo Federal renovaram o Acordo de Cooperação para implantação de ações de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, por meio do Programa de Qualificação Profissional Continuada - Acreditar. A primeira versão foi assinada em 2008.

Por meio do acordo, a empresa prioriza a parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – que oferece recursos públicos a instituições para a ampliação da formação profissional e tecnológica – e a contratação dos profissionais formados pelo programa.

Nesse novo modelo, está em andamento um projeto piloto do Programa Acreditar/Pronatec na Usina Hidrelétrica (UHE) Baixo Iguaçu – em construção pela Odebrecht Infraestrutura - Brasil, no Paraná. Os cursos são realizados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em espaços montados pela empresa.

Iniciado em agosto de 2013, o Acreditar da UHE Baixo Iguaçu já formou 190 profissionais da região de Capanema nos cursos de carpinteiro, pedreiro, soldador, armador e vibradorista. Além do Pronatec, o programa tem parceria com a Prefeitura Municipal de Capanema.
  •