quarta-feira, 8 de maio de 2013

Assembleia Legislativa aprovou

O governo do Estado já pode iniciar a construção de quatro centrais hidrelétricas no estado, a maior delas entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques. A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em dois turnos, o projeto do Executivo que prevê a instalação de hidrelétricas no Baixo Iguaçu. O projeto só depende agora da sanção do governador Beto Richa (PSDB) para virar lei.

 Segundo o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), a Usina do Baixo Iguaçu, entre Capanema e Leônidas Marques, é uma reivindicação antiga, de 10 anos, numa área que precisa encontrar formas de aquecer a economia. “É uma região de fronteira que sofre, ligada ao Parque Iguaçu, sem atividade comercial e que terá agora um instrumento a mais na área de turismo porque a usina será aberta à visitação”, disse o deputado.

As empresas, segundo Traiano, só aguardam a licença ambiental para iniciar as obras, que devem começar no próximo mês. “A Copel terá participação em torno de 30% do empreendimento numa parceria com o grupo Neoenergia. Formamos uma comissão de deputados para acompanhar todo o processo de instalação das usinas”, explicou Ademar Traiano.

De acordo com o líder governista, a decisão de formar um grupo parlamentar para fiscalizar a construção foi tomada nesta segunda-feira, após reunião entre os membros da Associação dos Atingidos da Hidrelétrica do Baixo Iguaçu (ADAHBI), representantes do grupo Neoenergia – Geração Cerro Azul e prefeitos dos municípios atingidos.
O Estado terá que realizar algumas desapropriações de terrenos e retirar famílias que moram nas áreas onde serão instaladas as centrais de energia. “Vamos acompanhar de perto todo o processo para que as famílias recebam indenizações justas e não sejam prejudicadas. Os empreendimentos vão aquecer a economia dos municípios, estão licenciados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e irão fomentar o emprego e o turismo regional”, disse Traiano.

As usinas proporcionam desenvolvimento local nas áreas de eletricidade, estradas, indústria e comércio, melhorando a qualidade de vida. Cada usina possui vida útil média de 50 a 100 anos e pode beneficiar diversas gerações. A usina hidrelétrica utiliza a energia da água corrente e ainda é a fonte mais barata disponível de energia. Não está sujeita a flutuações de mercado de combustíveis, além de contribuir para o armazenamento de água potável.

bemparana.com.br